sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Simbologia das Estrelas

Como uma luz brilha na escuridão, a estrela é considerado o símbolo da verdade, do espírito e de esperança. Sua natureza noturna dirige as estrelas a representar a luta contra as forças da escuridão e o desconhecido. Enquanto a multiplicidade de estrelas pode ter as associações de desintegração, sua natureza fixa traz conotações de ordem e destino. A Estrela é o unir do espírito com a mediação da alma.

Quando uma estrela individual é empregada como um símbolo esotérico, seu significado depende do número e às vezes da orientação de seus pontos.

O Pentagrama

O pentagrama é um símbolo poderoso de proteção e equilíbrio. Cada uma de suas cinco pontas representa os cinco elementos manifestados. Vermelho para o Fogo, Amarelo para o Ar, Azul para a Água, Preto para a Terra e Branco para o Espírito.

"Pentagrama na mitologia" - Originalmente símbolo da deusa romana, Vênus foi associado a diversas divindades. Não simboliza qualquer coisa referente ao satanismo. Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial, sendo considerado um talismã muito eficiente. Também é conhecido como o símbolo do infinito, já que é possível fazer outro pentagrama menor dentro do pentágono regular do pentagrama maior , e assim sucessivamente.


"Pentagrama na Astronomia" - Baseado na antiga astronomia ptolomaica, que tentava manter a órbita dos outros planetas ao redor da Terra, astrônomos do passado especulavam órbitas excêntricas para os planetas e isso fez com que, aparentemente, a órbita de Venus desenhasse um pentagrama no espaço.



"Pentagrama na Religião" - Atualmente, muitos usam um Pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião e representando a sua fé, ou ainda como um amuleto de proteção. É importante notar que isso não é nenhuma obrigação para qualquer religião .



Além do seu significado primordial, dos cinco elementos, o pentagrama também representa o corpo humano (os 4 membros e a cabeça). Para alguns, o pentagrama passa ainda a ser conhecido como "estrela do microcosmo" (pequeno universo), que simboliza o mago dominando o espírito sobre a matéria, inteligência sobre instintos e mente sobre o corpo.



Nos rituais da religião Wicca, além de ser um dos símbolos da deusa, o pentagrama às vezes é usado para consagrar os instrumentos ritualísticos, objetos e amuletos. Ele pode ser feito de qualquer material (metal, madeira, argila, vidro, etc.) e até desenhado em pedaços de pano ou mesmo no chão.



Pentagrama Invertido
Muitas pessoas que se intitulam satanistas usam o Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), afirmando significar o triunfo da Matéria sobre o Espírito. Ainda que, originalmente, o Pentagrama com duas pontas para cima aparece no paganismo pré-cristão, como um dos símbolos da Grande Mãe (pela semelhança com um canal vaginal, um útero e duas trompas).

O Hexagrama

O hexagrama é um símbolo potente da interação do Divino com o mortal, de Deus com a raça humana. Em sua forma regular é atraído como dois entrecortados triângulos eqüilaterais, e é mais comumente vistos como a Estrela Judaica de David.

O triângulo que aponta para cima (o símbolo do elemento Fogo) representa a aspiração do manifesto alcançar ou retornar ao Divino. O triângulo que aponta para baixo (o símbolo do elemento água) significa a descida do Divino. Onde estes dois triângulos se encontram no centro é um ponto de equilíbrio e beleza.



Uma área de conhecimento místico que é baseada no relacionamento entre o macrocosmo e o microcosmo é a astrologia. Os doze sinais da posição do zodíaco em ordem nos seis pontos do hexagrama e os seis lugares entre eles. Os sete planetas da astrologia clássica correspondem aos seis pontos do hexagrama e ao seu centro.



Como uma expressão do número seis, e em seu aspecto unindo Céu e Terra. Também podem ser considerados os seis pontos do hexagrama como representando as seis sílabas do mais velho e o mais importante mantra do Budismo Tibetano Om Mani Padme Hum, com o centro que representa o próprio OM.


O Septagrama

O septagrama ou estrela sete pontas é um símbolo de integração e o místico. Está associado com as sete esferas planetárias governadas pelos sete planetas da astrologia clássica, sete cores do arco-íris, sete dias da semana e sete notas distintas em uma escala musical e também tal como os setes chakras principais, do Hinduismo.

É considerado freqüentemente que o número três relaciona o Céu e os reinos mais altos, não só pelo conceito de trindade, mas também como o eixo vertical de espaço tridimensional; e o número quatro pertence à Terra e reinos do manifesto, em parte por sua relação com o quadrado e as quatro direções de espaço bidimensional. Podem ser considerados assim como representando a soma de Céu e Terra.



A associação do septagrama com os sete planetas da astrologia clássica e a cada um dos sete dias da semana é nomeado por designações dos romanos. Começando com o ponto do Sol, em um movimento anti-horário: Domingo – Sol (Tifereth), Segunda-feira – Lua (Yesod), Terça-feira – Marte (Geburah), Quarta-feira – Mercurio (Hod), Quinta-feira – Júpiter (Chesed), Sexta-feira – Vênus (Netsach) e Sábado – Saturno (Binah).


O Octagrama

O octagrama ou estrela oito - pontas é um símbolo de plenitude, abundância e regeneração, e está ligado ao trigramas do I Ching, a roda pagã do ano e o "Ogdoad" do Egito antigo.

O Nonagrama

O nonagrama ou estrela nove-pontas é um símbolo de realização e de estabilidade. Também pode ser relacionado tal como o nove kanji taoísta (centros mediúnicos) que são semelhantes ao chakras do Hinduismo.

Esta é uma estabilidade que está sujeita a mudança. Nove é o número de planetas conhecidos no sistema solar, e o número de deidades no Eneade de Egito antigo.



Como uma expressão do número nove e em seu aspecto relativo à influência subconsciente e ancestral. Também pode ser relacionado a outros sistemas de nove como o nove kanji taoísta (centros psíquicos) que são semelhantes ao chakras hindu.



Fontes

* Dicionário de Símbolos - Mitos, sonhos costumes, gestos, formas figuras, cores números. Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pentagrama"

* Google – site: “Sintonia Saint Germain”.



Nenhum comentário: